segunda-feira, 20 de abril de 2009

A Naturopatia

A Naturopatia conhecida por Medicina Natural, Medicina Doce ou Medicina Biológica é um sistema de cura e de profilaxia baseados no princípio de Hipócrates «Primum Non Nocere» ... Portanto, todas as terapêuticas não ortodoxas são designadas por medicinas complementares ou não convencionais, e estão a ser encaradas cada vez mais, como abordagem complementar à cura, funcionando paralelamente aos serviços de saúde oficiais. A Naturopatia é arte de curar mediante a força curativa da natureza ( vis Medicatrix Naturae), o que inclui praticamente todas as técnicas da medicina natural. A Naturopatia é, portanto uma autentica Medicina Holística, e seus praticantes são autênticos profissionais capacitados para determinar o que é erróneo num paciente, o que equivale a dizer que o ensinamento permite fazer a diferenciação de cada paciente em vez de fazer um diagnóstico para cada doença. É, portanto uma terapia baseada no reconhecimento de que cada corpo possui faculdades inerentes que lhe permitem curar-se a si mesmo, o bastante para por si conhecer e seguir o seu caminho, ensinando a naturopatia as medidas terapêuticas a utilizar e, a saber, eleger quais são as indicadas e ideais para restaurar e estimular as capacidades funcionais do organismo. Assim, técnicas como a acupunctura, a manipulação vertebral e a homeopatia, a Fitoterapia, são somente técnicas naturopatas, que dependem para a sua eficácia a capacidade do sujeito para ser estimulado, levado a mover-se na direcção certa. O fundo terapêutico e os princípios sobre os quais está baseada constituem na essência a expressão de uma atitude holística perante a saúde e a doença, suprimindo a atitude supressiva da moderna medicina científica. Com ela pretende-se, não depreciar e nem abandonar os méritos da prática geral convencional, mas dar lugar a um compreensivo e filosófico; entendimento do que na realidade é a saúde e a doença.
É evidente que muitas das recomendações naturopatas do passado alcançaram hoje em dia a verificação científica e no mínimo alcançaram um maior grau de aceitabilidade, não só ao nível da classe médica como, e o que é mais evidente, ao nível do público em geral.
E com o reconhecimento dos descobrimentos modernos em matéria de anatomia e fisiologia, algumas das teorias naturopatas que até agora pareciam até bem mais vagas, estão a resultar revelando-se ajustadas e preciosas.A base fundamental da naturopatia é a "vis medicatrix naturae", o mesmo será dizer: O PODER CURATIVO DA NATUREZA, e a moderna fisiologia mostraram de uma forma bem clara a capacidade adaptativa do corpo humano, o papel da doença no processo da recuperação e a importância do nosso sistema imunológico em activar as defesas contra as doenças sejam elas agudas ou crónicas.
As medidas aplicadas pelos médicos da antiguidade e agora sabemos bem, baseavam-se em facilitar e potenciar os ditos processos. Foi o homem que em sua imensa ignorância abandonou estes métodos, alucinado por um método actual que permitia mais fáceis resultados. Esses métodos naturopáticos foram abandonados não por serem menos válidos, mas porque hoje em dia se julga um método pelos resultados em curto prazo, sem nos preocuparmos com o processo que segue o organismo nem pelos efeitos em longo prazo. Só estudando e entendendo os processos da natureza e as formas pelas quais mantém o equilíbrio corporal dos seres vivos, é que poderemos aprender a alcançar e a conservar a saúde. Há que reconhecer o mérito das aproximações realizadas pelo naturismo para o entendimento naturopata de uma doença e as características persuasivas da natureza, que no fundo é a base filosófica da naturopatia assim como de outro qualquer sistema médico alternativo, baseado nos princípios da vitalização do organismo.
A diferença fundamental entre a medicina oficial e a naturopata é que a primeira baseia toda a sua esperança terapêutica em drogas (fármacos) em quanto que a segunda se baseia na capacidade vital do organismo para se regenerar e colabora com este processo auto-regulação com uma boa dieta como base para preparar o terreno óptimo para a cura e então ajudar neste processo com reequilíbrio das energias vitais, um auxiliar inócuo como são as plantas, a argila, a água e o sol que nos oferece a própria natureza e que o “Criador” pôs ao nosso serviço para que ajudemos com eles a reparação e manutenção da sua obra mestra: A VIDA HUMANA.

Osteopatia

A osteopatia é um sistema de medicina natural eficaz, cuja filosofia incide no restabelecimento da função da mobilidade do sistema músculo-esquelético. Acredita que quando esta estrutura não se encontra em perfeitas condições surgem disfunções e dor sobretudo ao nível da coluna, mas também podem provocar alterações bioquímcas que afectam, além dos músculos, todos os órgãos e respectvias funções.
Numa consulta o osteopata começa por analisar a história clínica do paciente, avaliando a sua condição músculo-esquelética, a mobilidade das articulações, áreas de fragilidade, tensão ou lesões. Em relação ao tratamento osteopático baseia-se na manipulação e harmonização dos sistemas funcionais de todo o corpo. Em muitos casos o osteopata trata dores das costas, de um modo geral resultantes de perturbações mecânicas na coluna devido a tensões posturais.

Massagem Biodinâmica


Criada nos anos 50 pela fisioterapeuta e psicóloga norueguesa Gerda Boyesen, é um trabalho terapêutico cuja acção sobre o corpo ocasiona uma estimulação interna que permite o surgimento de sensações e sentimentos. O tratamento visa o relaxamento a tomada de consciência da Auto-Regulação vegetativa do organismo, baseada na função do stress físico e emocional.
Desde muito cedo aprendemos a reprimir as nossas emoções. Elas não desaparecem, ficam registadas no nosso corpo, nos músculos, ossos e órgãos principais, criando tensões e stress.
É essa energia bloqueada que acabará por se manifestar sob a forma de transtornos digestivos, insónias, estados de cansaço e ansiedade, dores de cabeças, costas, etc.
A massagem biodinâmica através do toque desfaz tensões e liberta a respiração, com benefícios para o nosso bem-estar interior e físico, proporcionando relaxamento e harmonizando o nosso fluxo energético.
É a massagem ideal para quem deseja reduzir a carga de stress diário e relaxar e para quem procura um novo bem-estar físico e emocional que lhe permita recuperar a alegria de viver.
A proposta da massagem biodinâmica é devolver à pessoa o seu corpo verdadeiro, naturalmente harmonioso, dinâmico e alegre.
É possível através da massagem influenciar o inconsciente operando ao mesmo tempo sobre a postura e sobre a personalidade.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Lipomodelagem

O que é?

A lipomodelagem também é conhecida como lipoescultura manual, lipomanual, massomodelagem ou ainda power massagem, é uma massagem modeladora de alto impacto com resultados comprovados.
São aplicaodas técnicas drenomodeladoras que irão estimular visivelmente a remodelagem do tecido adiposo, no sentido de melhor distribuir essa camada, o que irá fornecer a reorganização desse tecido.
Combate a gordura localizada, propriamente dita e a lipodistrofia genóide, termo científico para a bem conhecida celulite.

Como actua?


Actua na tonificação da musculatura tratando a flacidez, revitalizado os tecidos ao favorecer as trocas metábolicas e a eliminação de células mortas da epiderme. Trabalha modelando o corpo, diminui os espaços intracelulares, colocando cada célula no seu lugar, o que faz que ocupem menos volume contribuindo para a redução consderável das medidas.
Uma vez que é uma massagem drenante, estimula o retorno venoso e linfático na parte circulatória, e liberta as toxinas.

Favorece a distribuição de hormonas melhorando o funcionamento do organismo como um todo.

É relaxante uma vez que mobiliza o tecido muscular favorecendo a sua desintoxicação e limina as dores.
Podemos afirmar que se rejuvenesce, o que contribui para a auto-estima e o bem estar geral.

Indicações:
A lipomodelagem deve ser aplicada pelo menos 2 vezes por semana e no ínimo 10 sessões de aproximadamente 60 à 80 minutos. Os efeitos podem ser potencializados com sessões de Mesoterapia Homeopática para a celulite e gordura.


Contra-indicações:
  • Grávidas
  • Hipertensos
  • Diabéticos
  • Problemas circulatórios graves
  • Dermatites
  • Osteoporose
  • Durante o período menstrual
  • Após refeições
Nota: as primeiras sessões podem ser mais dolorosas devido aos movimentos vigorosos da massagem modeladora. Em caso de hpersensibilidade pode até causar hematomas. É importante realçar também a importância de outros factores para bons resultados, factores tais o controle alimentar, o exercício físico, a ingestão de boa quantidade de água,etc.


Objectivos:


  • Melhorar a oxigenação
  • Melhorar a nutrição
  • Promover aquecimento
  • Vasodilatação
  • Limpeza cutânea
  • Renovação celular
  • Desintoxicação
  • Drenagem venosa
  • Libertar aderências
  • Induzir ao relaxamento
  • Renovação celular
  • Renovação do manto hidrolipídico
  • Estímulo à diurese
  • Estímulo a sudorese
  • Tonificação muscular
  • Melhoria da permeabilidade dos activos cosméticos

Medição antes da primeira sessão:

O tratamento:


Medição no fim da primeira sessão:

Onde nos encontrar?

NaturalCorpus – Clinica de Medicina Tradicional
Rua Capitão Humberto Ataíde nº 2B
Sapadores – Lisboa – Portugal
Telf: - 21 812 79 87
96 751 76 11


Hostingpics

Terapia Mio Fascial

Fascia é a formação aponevrótica que cobre os músculos, órgãos, nervos veias e células do corpo. A sua função é, entre outras, a de sincronizar os movimentos do corpo, assegurando uma boa comunicação entre músculos, órgãos, nervos e entre estes e o sistema esquelético e ósseo.
Separa, suporta, liga e protege todas as partes do corpo. Esta teia tridimensional de tecido vivo muda consoante as necessidades do corpo e realiza trocas de informação que influencia e é influenciada por todas as estruturas e sistemas do organismo.
A fascia cobre músculos, ossos, nervos, órgãos, estendendo-se mesmo ao nível celular. A má postura física e mental, as pressões do dia a dia, os choques emocionais, contrariedades, stress, traumas etc, causam tensões ao nível da fascia, dificultando assim o livre fluxo energético na mesma, assim como em todos os sistemas que ela abrange, resultando em mau estar físico e ou psicológico. No nosso corpo está inscrito todo o nosso passado. A libertação da fascia permite-nos libertar os traumas que o corpo esconde, tornando-nos assim mais livres, plenos de vitalidade e em comunhão com o que nos rodeia.

Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa teve a sua origem na China. As primeiras referências têm origem nas dinastias Han e Qin, há cerca de 4 mil anos.A MTC é o auge de um conhecimento adquirido ao longo de incontáveis gerações, da observação da Natureza e compreensão dos desiquilibrios/desarmonias que podem atingir o Ser humano.
O perservar da saúde, de acordo com a MTC, passa por manter um equilíbrio das energias Yin e Yang do organismo e respeitar o sistema energético interno, apresentado pela teoria dos 5 movimentos.Esse equilíbrio é conseguido com o auxílio da acupunctura, Massagem Terapêutica Chinesa (Tuí Na), Fitoterapia, Dietética/Nutrição e Chi Kung (“ginástica energética”). Estas 5 práticas, formam no seu global a Medicina Tradicional Chinesa.
Qualquer desarmonia, de acordo com a MTC, surge de um desequilíbrio energético, físico e/ou emocional.Assim, a área de acção da MTC é bastante vasta, estendendo-se a praticamente todos os ramos da medicina. Muito eficaz no tratamento de patologias, a MTC é principalmente uma medicina apoiada na prevenção e com o propósito de promover o bem estar e a longevidade.
Ao longo da história, a MTC evidenciou-se pelo tratamento de inúmeros distúrbios orgânicos como dores de cabeça, desordens gastro-intestinais, torcicolos, dores musculares, desordens do sistema nervoso, entre outras.


Este tratamento energético pode ser obtido através de diversas práticas terapêuticas orientais:
  • Acupunctura : técnica de inserir agulhas finíssimas em pontos específicos dos meridianos com o objectivo de restabelecer o fluxo natural de energia. A acupunctura pode ser dividida, por exemplo, em sistémica (aquela que utiliza agulhas no corpo inteiro), auriculoacupuntura (utiliza o pavilhão auricular com agulhas, sementes, esferas e magnetos).
  • Moxabustão : técnica que consiste em aquecer os pontos, restabelecer o fluxo de Qi (energia). Também é muito utilizada para expulsar o frio dos canais.
  • Ventosa : técnica que se utiliza copos que produzem o vácuo sobre uma determinada região (pressão negativa), promovendo assim que o sangue se superficialize, com isto desfaz a estagnação de sangue. Muitas vezes também utilizado para promover a sangria da região.
  • Massagem: através de toques, pressões e deslizamentos tem como objectivo activar o fluxo energético.
  • Fitoterapia : através da utilização de plantas, propicia a activação, eliminação e o fortalecimento do Qi (energia)
  • Chi Kung : técnica que se utiliza de exercícios, posturas e meditações baseados na respiração tem como objectivo, desenvolver a consciência e o aprimoramento do Qi (energia)

Outras técnicas e processos que a Medicina Tradicional Chinesa usa :

  • Dietética / Nutrição
  • Reflexologia do pé
  • Auriculopunctura
  • Craneopunctura

Um erro comum no ocidente, é acreditar que as práticas terapêuticas orientais são uma forma de tratamento das doenças. Estas práticas são uma ciência com conceitos próprios diferentes e independentes dos conceitos da medicina ocidental.

Reiki

Vamos ao médico periodicamente. Tal acontece porque o nosso corpo físico necessita de ser vigiado, reequilibrado e por vezes revitalizado. O mesmo pretende este método fazer, ao nível da componente energética e da consciência superior da pessoa. O processo da doença ou dor física, inicia-se sempre e em primeiro lugar no campo energético-conscencial do ser humano.Assim antes de existir uma manifestação física da doença, podemos e devemos actuar no seu ponto de origem. Da mesma maneira deveremos actuar, se a doença ou desequilíbrio estiver já instalado.


Relaxamento, reequilíbrio e revitalização dos principais centros de energia do corpo (chakras), do campo áureo que envolve a pessoa e da sua consciência superior, são alguns dos objectivos que este método proporciona.Mais do que aliviar pretende-se prevenir, proporcionando à pessoa um bem-estar que possa manter por si, não criando qualquer tipo de dependência em relação à terapia ministrada.Sintomas como dores de cabeça, insónias, dores em diversas partes do corpo; até situações mais complicadas como pânico, fobias, doenças degenerativas, depressão e muitas outras, são tratadas e com a sua colaboração poderão ser até erradicadas.Tal é possível se existir a intenção plena e convicta da pessoa em ser curada / auxiliada.

Massagem Tui Na

A massagem chinesa Tuina é uma das massagens mais antigas que se conhecem, contando com cerca de 4000 anos de existência, e talvez por essa razão seja uma das massagens com maior variedade de técnicas e aplicações. É baseada nos princípios orientais da Medicina Tradicional Chinesa: Yin/Yang, Teoria dos 5 Elementos e meridianos energéticos. Foi inicialmente concebida para tratar um leque muito variado de patologias, especialmente aquelas relacionadas com problemas ósseos, musculares e tendinosos e dores localizadas.
Com a sua migração para o ocidente a sua aplicação continua a ser muito eficaz nestes casos, mas o seu âmbito difundiu-se largamente à massagem de relaxamento, à estética e às aplicações desportivas.
A massagem Tuina é geralmente uma massagem energética, que revitaliza, harmoniza a energia de quem a recebe e liberta o corpo de tensões acumuladas. No caso de tratamentos específicos a massagem Tuina oferece resultados a muito curto prazo para problemas que por vezes ou não se resolvem por métodos tradicionais ou os tratamentos são muito demorados e com pouca eficácia.

As aplicações mais comuns da Tuina são :
  • Dores articulares, ósseas ou musculares de todos os tipos
  • Problemas do foro ósseo, muscular ou tendinoso;
  • Atletas e desportistas
  • Emagrecimento / celulite/ gorduras localizadas /estética
  • Má circulação / dormência
  • Stress / relaxamento / depressão

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Mesoterapia Homeopática

O que é?

A mesoterapia consiste na aplicação de "medicamento" sob a pele.

A Naturalcorpus - Clínica de Medicina Tradicional, usa exclusivamente remédios homéopaticos.

A mesoterapia musculo-esquelética é a modalidade terapêutica de aplicação intra-dérmica de uma substância. Visa o controle da inflamação e da dor, usando para isso anti-inflamatórias não hormonais, relaxantes musculares e vasodilatadores entre outros. É uma tecnica cada vez mais usada pelos médicos desportistas. Como a substância tem efeito local, não provoca efeitos laterais conhecidos até hoje.
Os fármacos homepáticos uma vez que comprem todos os critérios de utilização, permitem actuar em todos os factores etiopatogénicos causadores de celulite, gorduras lozalizadas, etc., e são ao memso tempo totalmente inócuos sem qualquer efeito secundário desagradável.
A mesoterapia de redução é o método de aplicação local de subtâncias que actuam no organismo libertando a gordura dos tecidos, ajudando a melhorar a circulação local e a liquidificar a massa celulítica e as gorduras, estimulando o tecido conjuntivo.


Indicações:
A mesoterapia é também a técnica mais utilizada nos tratamentos de obesidade, celulite e mais recentemente em tonificação e tratamentos anti-rugas.
Pode ser aplicado :
  • No rosto - rugas - duplo queixo - tonificação
  • No corpo - obesidade adquirida - celulite - flacidez

Com outros objectivos:

  • Alívio e recuperação de lesões musculo-esqueléticas
  • Dores lombares
  • Dores de ombros
  • Dores das grandes e pequenas articulações
  • Melhoramento da circulação sanguínea

A Segurança do Tratamento:

Trata-se de um método seguro, uma vez que o material esterilizado é de uso único (descartável), como tal não existe perigo de transmissões de doenças. Este método pode aplicar-se a partir dos 13 anos sem qualquer limite significativo de idade. Quando mais cedo o problema for tratado, mais fácil será obter resultados eficazes.

A Duração do Tratamento:

A duração depende do problema a tratar. Convém recordar que para obter os melhores resultados a longo prazo, é importante seguir escrupulosamente o tratamento do íncio ao fim, e a fase de manutenção que se lhe segue.


**Nota: após o tratamento de Mesoterapia Homeopática não é recomendado a exposição solar, poderá provocar alterações na pigmentação da pele (devido aos raios ultravioletas)




quarta-feira, 8 de abril de 2009

Curso Ayurveda

Existente há mais de 5000 mil anos, o aparecimento da Ayurveda surgiu com a aspiração de uma sociedade sem doenças, para que todos pudessem dedicar-se à busca do auto - conhecimento. A Ayurveda é uma medicina natural/tradicional e a combinação de ciência e filosofia que abrange muito dos aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais necessários à saúde. A palavra vem do sânscrito Ayur - que significa vida, e Veda - conhecimento ou verdade.



Os principais benefícios desta Terapia:
  • Ampliar a capacidade respiratória;
  • Activar a circulação sanguínea ;
  • Estimular o sistema linfático e a eliminação de toxinas;
  • Recuperar o nível máximo da energia vital;
  • Corrigir a postura corporal;
  • Actuar a nível físico, emocional, mental e espiritual;
  • Minimizar o stress, os estados melancólicos e depressivos, a ansiedade, as insónias, a falta de concentração e memória;
  • Estimular a oxigenação das células
  • Reduzir a obesidade;
  • Revitalizar, tonificar e relaxar os tecidos musculares;
  • Prevenir contra o reumatismo;
  • Tratar problemas de obstipação, distúrbios digestivos e flatulência...

O estudo da Terapia Ayurveda é composto por 5 Niveis



Nível I- Curso de Massagem Ayurveda Terapêutica (Total: 50 horas)

  1. Introdução: A história e os fundamentos da Ayurveda
  2. Sistema Tridosha (vata, Pita e kapha) e os 5 elementos (Eter, Ar, Fogo, Água e Terra)
  3. A massagem: indicações e contra-indicações
  4. Anatomia
  5. Utilização de óleos medicinais; preparação do terapeuta para a massagem e preparação do local, higiene e segurança
  6. Massagem de corpo inteiro por segmentos: : pés e pernas; costas; abdómen; peito e braços; cabeça e face.
  7. Prática Datas:
    Nível 1-

Pós Laboral - Inicio a 23 de Fevereiro de 2010 ate 15 de Abril de 2010

Todas as Terças e Quintas - Feiras das 19horas ás 22horas

Investimento: 390€ a pronto pagamento ou 420€ (3 cheques pré-datados) iva não incluido

(Atenção: vagas limitadas máximo 8 pessoas. Inscrições até ao dia 20 de Fevereiro de 2010)

Inscrições atraves do mail: naturalcorpus@gmail.com ou telemovel 96 751 76 11

Certificado internacional Escola da India entregue no final do curso!

Facilitador: Achyuta


NaturalCorpus – Clinica de Medicina Tradicional
Rua Capitão Humberto Ataíde nº 2B
Sapadores – Lisboa – Portugal
Telf:
96 751 76 11

Thai Yoga Massagem

Desenvolvida há mais de 2500 anos, a Nuad Bo-Rarn ou Thai Yoga Massagem como é mais conhecida no ocidente, é uma das técnicas milenares e tem objectivos terapêuticos. A Thai yoga massagem surgiu na Índia no século VI A.C e foi levada para a Thailandia pelos monges Budistas no século III A.C. O “pai” da massagem foi o médico Jivaka Kumar Bhaccha.
Este antigo e complexo sistema de massagem terapêutica, cujas raízes vêm dos fundamentos milenares do yoga, da ayurveda e das práticas espirituais budistas (como a meditação e a prática da compaixão em acção). Dessa riquíssima combinação surgiu uma poderosa terapia que mistura uma sequência harmoniosa de massagem rítmica, pressão, yoga passiva, reflexologia, torções suaves, trabalho de energia, shiatsu, exercícios de respiração (pranayama) e posturas do yoga, (asanas) aliados a técnicas de relaxamento profundo e meditação.

Os principais benefícios desta Massagem:
  • Diminuir a dor cronica;
  • Aumentar a flexibilidade;
  • Melhorar a postura corporal;
  • Estimular a circulação do sangue e reequilibrar o fluxo de energia prana;
  • Minimizar o stress, os estados melancólicos e depressivos, a ansiedade, as insónias, a falta de concentração e memória;
  • Estimular a oxigenação das células;
  • Revitalizar, tonificar e relaxar os tecidos musculares;
  • Prevenir contra o reumatismo;
  • Aliviar o cansaço físico e mental, diminuir a tensão do dia a dia, relaxar e promover bem estar e qualidade de vida.


Nível I – Thai Yoga Massagem (The Foundation of Thai Massage)

  1. O que é Massagem Tailandesa Nuad Borarn?
  2. A massagem: indicações e contra-indicações e anatomia
  3. Introdução ao conceito de linhas energéticas, meridianos e pressão de pontos
  4. Aprendizagem de técnicas de massagem específicas, de pressão de pontos (acupressão) e o uso apropriado do peso do corpo usando polegares, palmas, cotovelos, joelhos e pés;
  5. Massagem de corpo inteiro por segmentos(Prático): Pés e pernas; Costas; Abdómen; Peito e braços; Cabeça e face.
    Total de Horas: 30

Método pedagógico

Método expositivo através do enquadramento conceptual sobre a Thai Yoga Massagem e os princípios inerentes; método demonstrativo com simulação das técnicas da massagem e participativo com a interacção dos formandos.



Objectivos gerais do curso
O formando, no final do curso, será capaz de proceder à correcta aplicação de uma sequência de Thai Yoga Massagem, assim como da aplicação de manobras especiais, tracções e alongamentos, sabendo reconhecer no paciente as suas principais características, para uma correcta aplicação da massagem.

Objectivos específicos

No final do Nível I o aluno deverá:

  • Saber o que é a Thai Yoga Massagem, a sua história e fundamentos;
  • Identificar e saber as linhas energéticas, meridianos e pressão de pontos;
  • Conhecer claramente os benefícios, os princípios de acção terapêutica, contra indicações e precauções da massagem;
  • Dominar as técnicas da Thai yoga massagem.

Condições Gerais



  • Inscrições limitadas;
  • Inicio: 9 a 13 de Outubro e de 23 a 27 de Outubro(Pós Laboral de Segunda a Sexta)
  • Assiduidade mínima de 75% das horas totais para obtenção de Certificado.
  • Entrega de material didáctico no início do curso e de certificado acreditado pela ITM – International Training Massage School (http://www.itmthaimassage.com/) – Chiang Mai , Thailandia (o certificado é autenticado e reconhecido pelo Ministério da Saúde e Educação da Thailandia).
  • Material a trazer: roupa confortável, toalha, chinelos, bloco de notas...
    Investimento

Custo: 350€


Facilitador: Achyuta


NaturalCorpus – Clinica de Medicina Tradicional
Rua Capitão Humberto Ataíde nº 2B
Sapadores – Lisboa – Portugal
Telf: - 21 812 79 87
96 751 76 11

Tradicional Pada Abhayanka - Indian Reflexologia

Esta Massagem assenta no princípio de que no corpo existem áreas onde todos os órgãos e sistemas estão reflectidos. A Indian Reflexologia, trata então todo o organismo através da pressão em pontos específicos dos pés. O objectivo terapêutico é o de estimular os órgãos, aliviar tensões, activar a circulação, distribuir nutrientes e eliminar toxinas, melhorando assim o funcionamento dos sistemas corporais e equilibrando todo o organismo. Não tem contra indicações.

Nível I – Tradicional Pada Abhayanka – Indian Reflexologia (parte 1)
  1. Breve História e os Fundamentos da Ayurveda.
  2. De 1 a 34 Pontos energéticos nos pés – correspondentes a cada órgão (reflex Points)
  3. A massagem: indicações e contra-indicações
  4. Preparação do terapeuta para a massagem e Preparação do local, higiene e segurança;
  5. Prático: Técnicas de Massagem nos Pés
    Total de Horas: 15

Nível II – Tradicional Pada Abhayanka – Indian Reflexologia (parte 2)

  1. Utilização de óleos medicinais, de ervas e plantas medicinais (herbal steam)
  2. De 35 a 64 Pontos energéticos nos pés – correspondentes a cada órgão (reflex Points)
  3. Pontos Marma (pontos energéticos nos pés) e Meridianos pés e perna ( Sen Sumana; SenIttha; Sen Pingkala; Sen Kalathari; Sen Sahatsarangsi e Sen Thawari)
  4. Prático: massagem nos pontos energéticos e meridianos (sen line)
    Total de Horas: 15

Método pedagógico

Método expositivo através do enquadramento conceptual da Massagem Tradicional Pada Abhayanka – Indian Reflexologia e os princípios inerentes; método demonstrativo com simulação das técnicas da massagem e participativo com a interacção dos formandos.


Objectivos gerais do curso

O formando, no final de cada nível, será capaz de proceder à correcta aplicação de uma sequência da Tradicional Pada Abhayanka – Indian Reflexologia e identificar os pontos de reflexologia, correspondentes aos órgãos.


Objectivos específicos

No final do Nível I o aluno deverá:
  • Saber uma breve noção sobre Ayurveda, a história e fundamentos da Tradicional Pada Abhayanka – Indian Reflexologia
  • Identificar os pontos de reflexologia correspondestes a cada órgão de 1 a 34;
  • Conhecer claramente os benefícios, os princípios de acção terapêutica, contra indicações e precauções da massagem;
  • Dominar as técnicas da massagem Tradicional Pada Abhayanka – Indian Reflexologia.
No final do Nível II o aluno deverá:
  • Identificar os pontos de reflexologia correspondestes a cada órgão de 35 a 64;
  • Conhecer claramente os benefícios, os princípios de acção terapêutica, contra indicações e precauções da massagem nos pontos energéticos e nas linas Sen.
  • Preparação de óleos medicinais para a massagem;
  • Dominar as técnicas da massagem de pressão nos pontos energéticos e nas linhas Sen.

Condições Gerais
  • Inscrições limitadas; máximo 10 pessoas
  • Assiduidade mínima de 75% das horas totais para obtenção de Certificado.
  • Entrega de material didáctico no início do curso e de certificado acreditado pela Instituição formadora.
  • Pós laboral de Segunda a Sexta Feira, das 19h às 22h.
  • A participação no Nível II requer o nível I.

Destinatários : Pessoas com interesse na recuperação e manutenção da saúde e bem-estar.

Custo: 120€ cada nível (IVA não incluído)

Datas: Nível 1 - Segunda-feira 4 de Maio - Sexta-feira 8 de Maio
Nível 2 - Segunda-feira 11 de Maio - Sexta-feira 15 de Maio

Facilitador: Achyuta

Achyuta tem-se dedicado desde 1993 ao mundo da espiritualidade; foi monge católico da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, em Espanha e Portugal durante 8 anos; em 1998 tem pela 1ª vez contacto com a filosofia védica e com a Medicina Ayurveda, através de uma comunidade de monges no sul da Espanha - Terriente, e decide estudar Ayurveda.
Fez o primeiro curso de Massagem Ayurveda, de Nutrição Ayurveda, Marma massagem, Técnica de Diagnostico Ayurvédicos pela Suraj Ayurveda Clinic Panchakarma & Research Centre – Puna – Índia (2003), e em 2005 finaliza o curso de Medicina Ayurveda pela Academia Europeia de Naturopatia – Málaga com o registo (n.º 2823).
Em 2007 viaja até à Índia Dharamesala e vive num mosteiro Tibetano, onde estuda filosofia budista-tibetana e meditação assistindo às aulas da S.S Dai Lai Lama; nesse ano passa ainda pelo Centro de Meditação Vipassana nos Himalaias – McLeodganj; e ainda nas montanhas estuda Terapia e psicologia Ayurveda na escola - Asho School of Ayurveda & Panchkarma – Bagsunang; em 2008 – estuda técnicas avançadas de ayurveda Panchakarma, no Instituto Siby’s Kerala Traditional Siddha e Ayurveda Centre, Kerala – Índia, tendo sido convidado a fazer parte do grupo docente desta Escola;
É ainda professor de Yoga formado pela Escola Sivananda Vedanta – Madurai – Índia com o registo n.º 22884 e viveu nos meses de Novembro 2008 a Fevereiro 2009 no Ashram Sivananda Vedanta em Madurai Índia, dedicando-se a meditação e à yoga.

NaturalCorpus – Clinica de Medicina Tradicional
Rua Capitão Humberto Ataíde nº 2B
Sapadores – Lisboa – Portugal
Telf: - 21 812 79 87
96 751 76 11

terça-feira, 7 de abril de 2009

Medicina Quântica

Pode se definir a medicina quantica como uma medicina holisitca centrada na comprensão dos diversos mecanismos biofísicos e em particular a acção das ondas electromagnéticas.
Diagnostica-se e trata-se qualquer desequilíbrio de Saúde:
  • Redução do Stress
  • Problemas Respiratórios (Asma, Alergias, Sinusite)
  • Problemas Digestivos
  • Problemas Renais
  • Sistema Nervoso
  • Má Circulação Sanguínea
  • Depressões
  • Dores Reumáticas
  • Artroses, Artrites
  • Falta de Memória e Concentração

Qi Kung (Qi Gong)

Terapia Anti-stress
Com o testemunho prático de milhares de praticantes, numerosas pesquisas científicas vêm confirmando que o Chi Kung é eficaz na preservação da energia vital, raiz de toda a saúde física e psíquica. É também conhecido pela sua capacidade de relaxar o corpo e a mente. Se praticado regularmente e no mínimo de três meses previne e cura doenças relacionadas com o stress.
Beneficia especialmente o sistema nervoso central, visto que ao praticá-lo, o aluno aprende a controlar a sua mente, expulsando pensamentos negativos e projectando imagens positivas, revigorando e estimulando o cérebro e desenvolvendo a capacidade de concentração. Através da acção mecânica dos exercícios respiratórios “massaja internamente” os órgãos.
O Chi Kung tem também um interessante resultado do ponto de vista estético: corrige a postura, a qual adquire nova segurança e nova presença.

Manutenção Energética
Chi Kung quer dizer “arte de manipular com êxito a energia”. É uma forma especial da ginástica tradicional chinesa que se integra num conjunto de métodos terapêuticos energéticos (acupunctura, fitoterapia, massagem chinesa …). É um exercício de treino ou fortalecimento energético. Os seus movimentos são particularmente belos, inspirados na Natureza e na postura de vários animais.

Praticar Chi Kung

  • É um meio efectivo
    de manutenção e recuperação da saúde;
  • É ideal como complemento
    de quaisquer outras terapias naturais;
  • Beneficia o metabolismo;
  • Previne a maioria das doenças da meia
    idade, tais como o endurecimento das artérias e articulações;
  • Estimula os sistemas circulatório e
    respiratório, dando flexibilidade ao corpo.

Escutar o Corpo. Viver cada gesto
No Chi Kung, tal como em todas as artes marciais “internas”, cada gesto, cada movimento, cada componente físico, cada atitude mental estão impregnados duma completa tomada de consciência que produz a real eficácia da sua prática.
Esta eficácia reside na calma, na moderação, no ritmo “sentido”, em resumo, no viver de acordo com a “Via da Natureza”. Por isso é indispensável fazer o silêncio interior, “escutar o corpo”, deixar subir desde o mais fundo de si próprio esta energia “natural” de hábitos, bloqueada pela vontade, pelo esforço físico, pelo pensamento, pelo stress do quotidiano. É fundamental aprender a criar o “vazio” dentro de si próprio.
O objectivo do Chi Kung é permitir a livre circulação no copo humano do Chi (Energia Vital) através dos canais desbloqueados, mantendo o equilíbrio, ligando o Homem à Fonte Universal e desta maneira prevenindo e curando doenças.
Na concepção da Antiguidade Oriental o Homem faz a ligação entre o Céu e a Terra, sendo um receptáculo das forças cósmicas, com a cabeça ligada ao Céu e os pés à Terra. Através da prática do Chi Kung todos os canais energéticos são desbloqueados e abertos; quando isso acontece e o “Qi” circula livremente, a doença não existe.
Na China actual o Chi Kung está cada vez mais a impor-se como uma das principais terapias das doenças crónicas, mesmo a nível hospitalar.
Os Chineses consideram a arte Chi Kung um tesouro nacional, hoje oferecido a toda a Humanidade.


Facilitador: Rodrigo Berland

ReiKi Tradicional

O Reiki Tradicional é um método de canalização da Energia Universal sistematizado pelo Dr. Mikao Usui no início do século passado e reconhecido pela Organização Mundial de Saúde desde 1962.
Através da imposição das mãos, é utilizado para auto-tratamento ou tratamento a outrem, proporcionando, por exemplo, relaxamento, elevação da consciência, e reequilíbrio energético a nível físico, emocional, mental e espiritual. Qualquer pessoa pode ser iniciada neste sistema, que é desprovido de qualquer vínculo religioso e contém um propósito preventivo bastante acentuado. O Reiki faz parte dos programas terapêuticos de hospitais de todo o mundo, trabalhando lado-a-lado com a medicina convencional.
O Reiki Tradicional é uma técnica segura e compatível com qualquer outro sistema, método
energético e/ou tratamento, não tendo efeitos secundários.
Algumas das indicações do Reiki:
  • Prevenção da saúde e promoção da longevidade;
  • Ajuda na eliminação do stress acumulado;
  • Reconhecimento através da percepção e desenvolvimento da consciência da causa das desarmonias/desequilíbrios;
  • Auxilia na recuperação e cura de patologias musculares, ósseas, do sistema nervoso (depressões, angústias, todo o tipo de fragilidades emocionais), do sistema respiratório ou qualquer outro quadro clínico;
  • Desintoxica o organismo, contribuindo para a erradicação de substâncias nocivas;
  • Ajuda a regular o sono e o apetite, assim como a eliminação de hábitos prejudiciais (álcool, droga, tabaco).


Cusos de Reiki Tradicional

Nível 1 – O Despertar
É o primeiro passo na aprendizagem do Reiki Tradicional. O aluno recebe a primeira sintonização com a Energia Universal e aprende, através da imposição das mãos e outros métodos, a aplicar Reiki a si e a terceiros.
Os princípios e valores de Mikao Usui, o fundador, são apresentados para que o verdadeiro alcance do Reiki seja assimilado e sentido. A sensibilidade das mãos é desenvolvida e o aluno percebe como se opera a transmissão de energia, acontecendo uma profunda revitalização do seu campo energético. Assim promovem-se desbloqueios a nível emocional, mental e físico.


Nível 2 – A Transformação
Aqui aprofundamos em todos os sentidos a prática do Reiki. O praticante aprende a utilizar vários símbolos sagrados que potenciam a energia, a enviar Reiki à distância e a harmonizar pensamentos e sentimentos. Ao ser transmitida a segunda sintonização com a Energia Universal, a capacidade de transmissão energética aumenta consideravelmente. Várias técnicas e métodos são abordados com vista a um enriquecimento ao nível da experiência e do sentido.

Nível 3 – A Realização
Na terceira sintonização o praticante recebe ensinamentos ainda mais profundos e subtis, e aprende a usar a energia de forma a contribuir mais efectivamente para o seu crescimento interior, transformação e a ser mestre de si próprio. São transmitidos símbolos sagrados adicionais que ampliam a consciência pessoal para a fusão com o Todo. Aprende, igualmente, a utilizar processos e sistemas vitais que potenciam a sua energia e efeito das suas terapias.
No Nível 3 de Reiki, nível máximo de acordo com a tradição original de Mikao Usui, é transmitido ao praticante o processo de sintonização dos alunos nos Níveis 1, 2 e 3, e a ministrar, caso o pretendam, cursos de Reiki Tradicional Usui Shiki Ryoho. Assim contribui de forma efectiva para a melhoria energética e espiritual do planeta, abraçando a difusão dos ensinamentos de forma íntegra, ética e responsável.

Ao entrar no mundo do Reiki, o Ser Humano percebe e sente o desafio apaixonante que é a descoberta do verdadeiro caminho interior, das sensações, percepções e sentimentos.
É o desenvolver do Amor e Compaixão que existe no coração de todos, sentir de uma forma tão única que somos Um no universo.

NOTA:
Nos vários níveis de Reiki são também transmitidos ensinamentos e práticas de Kiko (ChiKung japonês, do qual Mikao Usui era praticante) e várias técnicas japonesas de Reiki originais de Mikao Usui, nas quais a respiração, a visualização e a intenção constituem a sua essência.
A linhagem de Reiki Tradicional é a “Usui Shiki Ryoho” que, de acordo com os historiadores, é a mais fiel aos ensinamentos de Mikao Usui – logo, a que menos adulteração ocidental sofreu.
Nível I – 75 euros
Nível II – 90 euros
Nível III – 290 euros (possib pagamento em 2x)
(duração – 4 períodos/sessões)
*Certificado e manual são entregues em todos os níveis. Acompanhamento pós-curso sempre que necessário ou requisitado.


Outros cursos disponíveis:
Técnicas japonesas de Reiki
Da Perda, ao Desenvolvimento
da Consciência e Poder Pessoal

Para mais informações,
tratamentos ou cursos
contactar:
NATURALCORPUS
218127987
naturalcorpus@gmail.com

Rodrigo Belard

O espaço

Uma pequena visita a Naturalcorpus

A entrada
A sala de espera



Os consultórios